5X Favela na Revista Piauí

Publicado em: revistapiaui.estadao.com.br

“5X Favela” – boas intenções, segundo o poeta

27/08/2010 07:17 | Autor: Eduardo Escorel

Motivado pelo comentário publicado na piauí 47 sobre “5X Favela – Agora por Nós Mesmos”, Armando Freitas Filho levanta algumas questões, mesmo sem ter visto o filme:

“1. Só com uma boa dose de ingenuidade pode-se acreditar, cinematograficamente, nesse ‘nós mesmos’ [do título]. Trata-se, apenas, de uma boa intenção e alguém de peso já disse que a arte não vive de boas intenções.

2. Não estranharia nada que o Cinco vezes favela de 1962 me parecesse mais feito por ‘nós mesmos’ do que esse em exibição – pois a Favela de agora, de encomenda, a imagino como uma espécie remasterizada e remastigada por novas bocas que repetem a comida e o modo de morder das bocas de outrora. Sendo assim, o modo de digerir não fica didático, pré-datado?

3. Que tal se os novatos fizessem um 50XLapa, ou coisa que o valha, com motivação livre e não implantada, o resultado não poderia ser mais ‘quente’, ou, pelo menos, mais instigante?

4. Por que tudo tão simétrico, espelhado como que à força, nostálgico, narcísico? Afinal, a produção ‘em família’, pode ser mais cômoda, e é um modelo atual de sucesso no show business e na imprensa, embora, dificilmente, apresente novidade ou desafio, segundo penso e avalio.”

Além disso, Armando diz discordar do final do comentário publicado na piauí, perguntando: “será que o filme foi bem aceito [no festival de Paulínia] justamente porque não causa nenhum estranhamento, não traz perigo, revelação etc.?”

Amir Labaki, por sua vez, também discordou da menção à premiação em Paulínia. Respondi a ele que o fato de o júri ser integrado por Sérgio Augusto, Ana Luiza Azevedo e Di Moretti, entre outros, me fez acreditar que mencionar os prêmios era uma questão de justiça. Se eles acham que o filme merece tantas loas, quem sou eu para discordar?

Publicado em: http://revistapiaui.estadao.com.br/blogs/questoes-cinematograficas/geral/5x-favela-boas-intencoes-segundo-o-poeta

Anúncios

Sobre Cacau Amaral

Cineasta brasileiro. Direção em 5X Favela; 1 Ano e 1 Dia; Cineclube Mate com Angu; Sociedade Musical Lira de Ouro; Programa Espelho e Aglomerado. https://cacauamaral.com/
Esse post foi publicado em 5x. Bookmark o link permanente.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s