Diário de 5xFavela em Chicago – 5º dia

Hoje foi a última projeção de 5x favela em Chicago. Após cinco dias pensando no Brasil, confesso que estou ficando com saudades desta cidade. Conhecemos pouquíssimo dela, pois é muito grande e complexa; assim como nosso rio de Janeiro. A quantidade de arranha-céus do centro da cidade faz parecer que não existe pobreza, mas não podemos nos iludir.

O público hoje foi bem mais entusiasmado. O bate papo parecia mais íntimo. Pela terceira vez perguntaram sobre as olimpíadas e muito, mas muito, sobre o elenco. Teve um cara que chegou a citar o nome de Cintia Rosa. Falamos sobre a nossa vontade de misturar atrizes e atores do cinema, TV e teatro, criando um ambiente onde juntamos Hugo Carvana, que já fez mais de 90 filmes; com Pablo Vinicius, que fez apenas uma peça de teatro.

Caroline, a intérprete que ficou com a gente hoje, riu de nossa cara quando soube que não conhecemos os pontos turísticos da cidade. Expliquei que essa não era nossa meta, que queríamos um roteiro mais underground e prontamente nos indicou alguns bares de blus e jazz. “Ninguém pode vir à Chicago e não ouvir blus”. Como estamos bem no meio da semana o que conseguimos foi jazz misturado com música cubana… Maneiro. Já é uma prévia para o que veremos no festival de Havana, em dezembro.

No caminho para o hotel tivemos a ideia de filmar um curta, onde cada um de nós – eu, Bernardo, Cadu e Felha – seria um personagem longe do Brasil com uma trilha sonora blus/jazz/rap/Chicago.

Amanhã, partiremos de volta ao Brasil. Deixamos, no heminsfério norte, bastante amigos e fãs. Mas sobretudo um espaço interessante para difundirmos nosso cinema hoje e sempre. Mais um degrau nessa subida que o 5x favela dá. E sobre nosso blus/jazz/rap: se Chicago não lançar Cuba lança.

Anúncios

Sobre Cacau Amaral

Cineasta brasileiro. Direção em 5X Favela; 1 Ano e 1 Dia; Cineclube Mate com Angu; Sociedade Musical Lira de Ouro; Programa Espelho e Aglomerado. https://cacauamaral.com/
Esse post foi publicado em Diário. Bookmark o link permanente.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s