Nelson Pereira dos Santos na Cinelândia de Caxias

Nelson Pereira dos Santos marca presença na comemoração dos 40 anos de seu filme “Amuleto de Ogum”, no Festival Curta Caxias organizado pelo Cineclube Mate com Angu. Após a exibição do filme; Nelson, bastante emocionado, respondeu várias perguntas no Teatro Municipal Raul Cortez, em Duque de Caxias. O bate papo discorria principalmente a respeito da realização do filme, que aconteceu em aqui mesmo na cidade tendo como locação principal a casa do lendário Tenório Cavalcanti.

A presença do cineasta no evento tem uma grande representatividade para o Cineclube Mate com Angu, por vários motivos. Nelson é considerado uma espécie de padrinho para o Mate pela maioria dos cineclubistas. Ele inventou o cinema moderno brasileiro como conhecemos hoje e o fato de ter usado Duque de Caxias como locação e inspiração para o argumento do filme, escrito originalmente por Francisco Santos, o aproxima ainda mais da cidade.

Em 1974, quando a maioria dos integrantes do Cineclube Mate com Angu ainda não havia nem nascido, Nelson Pereira dos Santos estreava “Amuleto de Ogum” na Cinelândia de Duque de Caxias. A Praça do Pacificador hoje abriga apenas o Teatro Municipal Raul Cortez, mas há poucas décadas possuía nada menos que seis cinemas de rua em um raio de poucos metros.

O Cine Paz, que passou Amuleto de Ogum em 1974, se transformou em loja de roupas. O Cine Brasil virou supermercado. Cine River e Cine Central, templos religiosos. Cine Caxias, loja de eletrodomésticos. O único que ainda insistiu mais um pouco foi o Cine Santa Rosa, que apesar das dificuldades ainda mantém as portas abertas até os dias de hoje.

Amuleto de Ogum conta a história de um não herói inspirado em Tenório Cavalcanti. Chico Santos trabalhava com Tenório e escreveu a história inspirada na rotina de Duque de Caxias, com todos os mitos e estereótipos relacionados ao personagem e a cidade, até hoje. Essa conexão com o povo caxiense transformou a projeção em um evento inesquecível.

NELSON

Anúncios

Sobre Cacau Amaral

Cineasta brasileiro. Direção em 5X Favela; 1 Ano e 1 Dia; Cineclube Mate com Angu; Sociedade Musical Lira de Ouro; Programa Espelho e Aglomerado. https://cacauamaral.com/
Esse post foi publicado em Agenda, Diário. Bookmark o link permanente.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s