Amigos promove exibição de “5x favela” em escolas do Rio

Publicado em: amigosdaescola.globo.com

11/05/2011

O projeto Amigos da Escola, em parceria com a produção do filme “5x Favela – Agora por Nós Mesmos”, realizou uma maratona de visitas pedagógicas a cinco escolas das redes municipal e estadual do Rio de Janeiro. Os alunos tiveram a oportunidade de assistir à exibição do longa e de conversar com os diretores do filme.

Lançado em 2010, o “5x Favela” é considerado pioneiro por ser dirigido e produzido por cineastas moradores de comunidades cariocas. Dividido em cinco episódios, o filme retrata o cotidiano da favela.

Ao visitar o CIEP Raul Ryff, o diretor do episódio “Concerto para Violino”, Luciano Vidigal, deixou uma mensagem de esperança aos alunos: pediu que todos acreditassem no poder transformador da cultura. “Nós, das comunidades, fomos os protagonistas. Isso significa que qualquer um nessa escola pode vir a ser protagonista daquilo que sonha também. Por isso, meu conselho é que sempre busquem o conhecimento. Um tênis, um carro ou um relógio são passageiros na vida; a informação permanece conosco para sempre, ninguém pode tirar”, declarou.

“Assistir ao filme com alguém que participou dele proporcionou uma bela troca de experiências e, quando isso ocorre, professores, alunos, palestrantes e todos os envolvidos na iniciativa aprendem alguma coisa. Nos sentimos privilegiados pela visita”, disse Daniele San Martin, professora do CIEP Raul Ryff.

Cacau Amaral, diretor do episódio “Arroz com Feijão”, se surpreendeu com o talento das crianças da Escola Municipal Professor Fábio César Pacífico, que contaram a ele sobre suas produções de poesias, histórias em quadrinhos e até letras de rap. “Foi uma troca muito interessante porque eu falei sobre o filme e eles também me relataram suas experiências com a arte. E, durante a conversa, uma das alunas enxergou questões que vão muito além da estética do 5x Favela; ela encontrou o semelhante, viu seu mundo retratado na história. Me encheu de orgulho o momento em que a menina disse que pela primeira vez viu pessoas como ela no cinema”, contou Cacau.

Publicado em: http://amigosdaescola.globo.com/TVGlobo/Amigosdaescola/0,,AA1712909-6969,00.html

Anúncios

Sobre Cacau Amaral

Cineasta brasileiro. Direção em 5X Favela; 1 Ano e 1 Dia; Cineclube Mate com Angu; Sociedade Musical Lira de Ouro; Programa Espelho e Aglomerado. https://cacauamaral.com/
Esse post foi publicado em 5x, Na rede. Bookmark o link permanente.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s