Diretor Cacau Amaral traz a realidade das favelas para Chicago

Publicado em: brazilinthemidwest.com

By Amanda Pinheiro on 10 de novembro de 2011

Cacau Amaral, um dos diretores que assinam o aclamado 5x Favela, Agora por Nós Mesmos (5x Favela, Now by Ourselves), desembarcou em Chicago ontem de manhã para a festa de abertura da MOSTRA II, a segunda edição do nosso Brazilian Film Series com foco em questões sociais. Em entrevista ao Chicagoano, o diretor contou como o 5x, mesmo com orçamento apertado e um formato contrário às produções do estilo blockbuster, conquistou o público e a crítica.

O segundo 5x Favela seguiu o mesmo formato do primeiro filme com o mesmo nome, rodado por Cacá Diegues [e outros quatro diretores], em 1962,” explicou Amaral. “Apesar de todos os recursos cinematográficos disponíveis, abrimos mão dos efeitos especais e trabalhamos com orçamento reduzido, o que não nos impediu de fazer uma produção de qualidade, porque, apesar de quase 50 anos depois, a proposta deste trabalho era a mesma: expor e levar ao debate assuntos cotidianos das favelas. Até então, os filmes não tinham esse cunho social. Era uma outra filosofia, mas isso felizmente mudou.”

Com direção é assinada por outros quatro diretores — Luciana Bezerra, Rodrigo Felha, Wavá Novais e Manaíra Carneiro — 5x Favela chegou às telas brasileiras em outubro do ano passado, com o aval dos críticos de cinema, e levou sete prêmios no Festival de Paulínia, além de calorosa recepção no Festival de Cannes. Para Amaral, a chegada do 5x a Chicago, depois de entrar para o ranking das melhores produções brasileiras, apenas confirma o que ele já acreditava: “Ver o reconhecimento do trabalho de todos os diretores, elenco e equipe técnica só confirma minha crença de todo esforço vale a pena, quando o objetivo é salutar. E nesse caso, a intenção era mostrar que a vida na favela vai além do preconceito de quem nunca esteva lá.”

Participando de um debate após a festa de abertura, e outros debates que sucederão às próximas exibições do filme, Cacau quer levar para a discussão com brasileiros, americanos e espectadores de toda parte do mundo, a realidade que ele filmou, ao lado dos outros seis diretores, além de um pequeno-grande diferencial: O fato de ele conhecer de perto o dia a dia de uma favela por viver em uma região rodeada delas, Duque de Caxias.

O trabalho de Cacau Amaral está em seu blog pessoal, https://cacauamaral.wordpress.com/2011/10/18/5x-favela-em-luxemburgo/ e também em vídeos na Internet.

A programação completa da MOSTRA II está em http://www.brazilianfilmsinchicago.com.

Publicado em: http://brazilinthemidwest.com/brasileiros/2011/11/10/diretor-cacau-amaral-traz-a-realidade-das-favelas-para-chicago/. Último acesso em: 30/7/2013

Anúncios

Sobre Cacau Amaral

Cineasta brasileiro. Direção em 5X Favela; 1 Ano e 1 Dia; Cineclube Mate com Angu; Sociedade Musical Lira de Ouro; Programa Espelho e Aglomerado. https://cacauamaral.com/
Esse post foi publicado em 5x, Internacional, Na rede. Bookmark o link permanente.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s