Oficine-se de Paz

Publicado em: pontocine.com.br

Título: Modulo 3
Coordenação:
Equipe Oficine-se de Paz Atividade desenvolvida: Oficinas
Dia 13/11/2012 das 08:00 às 17:00
Onde: E.M. Tasso da Silveira
Público: 60
Atividade foi registrada com:
Não houve registro
Relatório:
Nesse módulo os alunos foram divididos em seis grupos (três no turno da manhã e três no turno da tarde). Eles tiveram a primeira experiência de escrever seu próprio roteiro, sendo acompanhados pelo oficineiro Cacau Amaral, roteirista do longa-metragem “5 x Favela – Agora Por Nós Mesmos” e “5 x Pacificação”. Com Cacau os alunos tiveram três oficinas de roteiro que foram:

1. Roteiro: ideia, pesquisa e divisão de grupos
2. Roteiro: desenvolvimento
3. Roteiro: decupagem

Durante as oficinas para a construção do roteiro, vários temas foram levantados. Como:

• Adolescência
• Bulling
• Gravidez na adolescência
• Preconceito
• Mídias sociais
• Drogas

O destaque desse módulo 4 foi o aulão dos roteiristas da Rede Globo, Rafael Dragaud e Euclydes Marinho, que fizeram com que os alunos refletissem um pouco mais sobre os temas propostos e debatessem os temas mais relevantes a serem transformados em seus primeiros roteiros. Entusiasmados com os alunos, Rafael Dragaud e Euclydes Marinho não queriam ir embora, já que com aqueles alunos eles estavam se sentindo em casa. Foi um encontro de muita sensibilidade com muitos momentos de emoção principalmente quando a aluna Lays de Assis disse que tempos atrás havia sido sofrido bulling e virado chacota dos amigos.

Durante esse módulo os próprios alunos construíram seus roteiros e nos grupos eles se dividiram nas funções de diretor, produtor, continuísta, câmera, maquiador, figurinista, aderecista e atores. Durante as gravações todos se divertiram e aqueles que atuaram em seus próprios curtas-metragens convidaram os professores da escola para participar também. A agente educadora Ligia Márcia relatou que estava muito feliz em poder participar e ajudar os alunos na filmagem. Durante esses três dias a escola respirava de forma diferente, os alunos que era ditos como mais bagunceiros estiveram super empenhados e concentrados para dar o seu melhor. Alguns professores perguntavam o que estava acontecendo com aqueles alunos e que esse processo estava realmente revelando novos talentos. Essa era uma das grandes conquistas do projeto Oficine-se de Paz.

Os Curtas
Os roteiros elaborados durante as oficinas do projeto Oficine-se de Paz tem como tema a ADOLESCÊNCIA. Tratando dos conflitos e dilemas que estão presentes nesta fase da vida, mas também trazendo um pouco das alegrias que só essa idade tem, os curtas-metragens mostram um pouco mais da visão desses meninos sobre a gravidez na adolescência, amores não correspondidos, vocação e aceitação familiar.

Publicado em: http://www.pontocine.com.br/oficina/relatorio.html?c=52. Último acesso em 03/01/2013

Anúncios

Sobre Cacau Amaral

Cineasta brasileiro. Direção em 5X Favela; 1 Ano e 1 Dia; Cineclube Mate com Angu; Sociedade Musical Lira de Ouro; Programa Espelho e Aglomerado. https://cacauamaral.com/
Esse post foi publicado em Na rede, Oficina de cinema. Bookmark o link permanente.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s