Meio ambiente

Publicado no portal Real hiphop em 30 de maio de 2003

A pergunta que não se cala:
Por que os países desenvolvidos não deixam os subdesenvolvidos se desenvolverem?
A mentalidade norte-americana trata a natureza, única e simplesmente, como fonte de matéria-prima. Não é de se espantar que eles sejam a maior economia do planeta e em conseqüência disso a que mais degrada a natureza.
Os seres humanos vivem uma busca incansável pela qualidade de vida. Esta qualidade, geralmente, está relacionada a bens de consumo; e não existe uma maneira de transformar recursos naturais em bens de consumo sem degradar a natureza. Para fabricar uma TV, um carro, geladeira, fogão; qualquer bem que nos gere conforto; existe um valor agregado, já que para se obter qualquer bem é necessário utilizar recursos naturais e esses recursos são esgotáveis.
Aproximadamente 10% da população do planeta têm acesso à qualidade de vida. Os recursos naturais disponíveis são suficientes para manter o conforto desse grupelho durante algumas décadas, mas com o crescimento da população, mas a cada dia mais recursos são necessários para dar conforto a um menor número de pessoas.
Se toda a população mundial for exigir seus direitos à qualidade de vida, os recursos naturais se esgotarão em menos de uma década. Munidos dessa informação, os ricos indisponibilizam a qualidade de vida ao resto da população, garantindo assim o seu próprio conforto.
Existem 3 caminhos a se seguir:
1- Nivelar por cima.
2- Nivelar por baixo.
3- Nivelar no meio.
Como eu já havia mostrado, a primeira opção é inviável; e os ricos, com consciência disso, investem na miséria alheia com o objetivo de garantir seu próprio conforto.
A segunda opção acontece à medida que a parte pobre da população começa a buscar a igualdade e exige os seus direitos. Já que os ricos não querem dividir a bonança, terão que dividir a desgraça.
A terceira opção é mudar a mentalidade que nos leva a esse modelo de viver para o dinheiro e quebrar esse elo que existe entre a qualidade de vida e os bens de consumo.
É nítido que a busca desenfreada pelo dinheiro tem uma conseqüência inevitável. Por quanto tempo os ricos acham que podem esconder essa informação dos pobres? Já está provado que esse modelo não funciona e quanto mais tempo levarmos para perceber isso será pior, porque as conseqüências da pobreza estão, a cada dia, mais evidentes.

Cacau Amaral

Anúncios

Sobre Cacau Amaral

Cineasta brasileiro. Direção em 5X Favela; 1 Ano e 1 Dia; Cineclube Mate com Angu; Sociedade Musical Lira de Ouro; Programa Espelho e Aglomerado. https://cacauamaral.com/
Esse post foi publicado em Diário, Realhiphop. Bookmark o link permanente.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s