A ideia de “1 Ano e 1 Dia” – por Cacau Amaral

A ideia de realizar “1 Ano e 1 Dia” surgiu a partir da necessidade dos moradores do assentamento “17 de Maio”. Eles queriam ter um documento audiovisual para ajudar no processo de ocupação da terra, já que sofriam uma violência enorme, patrocinada pelos grileiros.

Eu, João Xavi e Rafael da Costa não tínhamos experiência em direção. Eu nem mesmo sabia onde inscrever um filme ou mesmo exibir. Minha única experiência havia sido um videoclipe. Achava que nosso documentário seria assistido apenas pelos moradores do assentamento, amigos e familiares. Jamais imaginamos que o filme viajaria o país inteiro, e mais tarde o mundo.

A busca pela realização do videoclipe me levou a conhecer o cinema russo. Acho que essa foi uma de minhas maiores influências quando discutimos a ideia de “1 Ano e Dia”. Outra coisa relevante é que havia comprado uma filmadora mini DV para filmar o clipe. Pedi demissão da oficina onde trabalhava e usei todo o dinheiro pra comprar a filmadora. Acho que possuir uma filmadora foi um dos principais motivos para João e Rafael me convidarem pro filme.

Isso aconteceu em 2003, 2004. Pouquíssimas pessoas possuíam essas filmadoras, tão comum atualmente. Essa disponibilidade da tecnologia contribuiu em grande parte, talvez uma das maiores contribuições para todo o filme e principalmente para minha presença na direção. Tanto no que diz respeito ao equipamento de filmagem, como também para edição.

Avaliando esses motivos, percebo que naquela época não era tão diferente de hoje. Muitas pessoas não fazem um filme porque acham que precisam de um motivo especial, uma ideia genial; quando na verdade essa coisa pode aparecer de onde você menos espera. O que acho que realmente vale nessas horas é a vontade de se fazer um filme. Depois aparecem outros fatores, não menos importantes; mas acho que a vontade do se humano deve ser soberana.

Anúncios

Sobre Cacau Amaral

Cineasta brasileiro. Direção em 5X Favela; 1 Ano e 1 Dia; Cineclube Mate com Angu; Sociedade Musical Lira de Ouro; Programa Espelho e Aglomerado. https://cacauamaral.com/
Esse post foi publicado em Oficina de cinema. Bookmark o link permanente.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s