O ano começou bem. 5 meses após o lançamento de 5X Favela, ainda estávamos em um ritmo forte. Levamos o filme pra São Paulo, no Instituto Criar, e trouxemos ele, pela primeira vez, pra minha casa. A projeção no Teatro Municipal de Duque de Caxias teve a presença de Cacá Diegues, Cadu, Felha e Wavá. Foi um dia de extremo extase pra mim.
Depois de Caxias continuamos a peregrinação pela Baixada Fluminense. Xerém; Nova Iguaçu, onde fui homenageado pela escola de hip hop do Enraizados; Belford Roxo, no Donana. Ainda recebemos dois prêmios, em Anápolis, de melhor fotografia, e na Revista Contigo, onde o Bill recebeu o prêmio de Melhor Trilha Sonora.
Chegou a hora de conhecer o lado educacional do 5X. Fizemos as projeções com o Amigos da Escola e a projeção no CCBB, com recursos de acessibilidade. Esses dois eventos esquentaram os tamburins para uma de minhas melhores experiências. A aula do curso de pós-graduação “A favela filmada e cantada”, no Instituto de Filosofia e Ciências Sociais IFCS- UFRJ; que faz parte do pacote “As favelas cariocas e seu lugar na cidade. Aproximações ao debate”. Conheci os professores Luiz Antonio Machado da Silva, Márcia da Silva Pereira Leite, Marco Antonio da Silva Mello e passamos uma tarde inteira trocando ideias com alunos de mestrado, doutorado e graduação.
Também foi o ano que mais fiz programas de TV na faculdade. Cíntia Rosa, Heraldo Bezerra, Cadu Bacellos, Josinaldo Medeiros, Slow, são alguns dos nomes que entrevistei. Fomos para PUC, onde fizemos um curso e conhecemos as ferramentas para fazer conteúdos interativos.

Com os professores Luiz Antonio Machado da Silva, Márcia da Silva Pereira Leite, Marco Antonio da Silva Mello, no IFCS- UFRJ
Criamos mais um site para fortalecer a comunicação duquecaxiense, o lurdinha.org. Lá foi o ambiente perfeito pra exercitar minhas habilidades não cinematográficas, com as histórias em quadrinhos de “As Aventuras de Super Angu“. O Canal Futura colocou eu e Slow em rede nacional pra falar meia hora sobre o cinema do Mate com Angu.
Com toda essa correria, foi um prazer receber o Prêmio Baixada Fluminense 2011, em cerimônia no Teatro Municipal de Itaguaí. Melhor ainda foi estar junto com André e Eduardo, somando três prêmios pra Caxias. Em BH, reencontrei Fábio Féter e a galera do Favela é isso aí. Mais debate, mais cinema.
Terminei o ano com chave de ouro. A Mostra de Filmes Brasileiros em Chicago me levou para um monte de Universidades, onde passei o 5X Favela 8X, todas seguidas de debates. Muito bom. Com o término da campanha de lançamento, quando o interesse do público se volta para outros filmes, a universidade trás de volta nosso discurso e espalha pelo continente.
Troquei muitas ideias com brasileiros fora de casa. Com saudades do Brasil, com vontade de conhecer a favela, correndo atrás de trabalho. Ainda deu tempo de passar em Nova York pra visitar os amigos Mila e Chico. Conhecer o tão falado metrô e o prédio onde nasceu nosso H2.
Valeu 2011. Ah, gravei um clipe em Nova York. Em 2012 fica pronto.
Valeu Cacau parabéns pela luta!!!!!!!!!!!!1
Muita correira meu mano… e parabéns pelo trabalho,,,, em 2012 muitas outras vitórias virão pra você.
Grande Cacau, trabalheira danada!!!!!! Parabéns, esforço recompensado!!!!!! Que venham cada vez mais….
2012 vai ser “PIOR” …………….no bom sentido.
Mais saúde, paz e sucesso pra VC, que é merecedor.
Nóis q ta
Vamos fazer algumas coisa juntos em 2012 ?
Valeu meu mano
Buzo
orgulho de vc!!!mto!!
tenho certeza que tudo isso é só o começo!!
to sempre torcendo por vc!!
saudades, viu
bjão e mto progresso!
Meu camarada Cacau, sua história é sempre surpreendente e motivadora, me deu várias ideias de fazer os corres em 2012.
E oh!!!! Quero ver esse clipe hein!!!
Parabéns, Cacau. Você merece!
Mais sucesso em 2012.
Abraços.
Ufa! Quantos meses tem o seu ano. rss..
PARABÉNS!!!!!! sucesso sempre!
Uma bela história em apenas um ano. Deus ainda tem muita coisa boa pra vc!
Muito sucesso nessa sua caminhada. Você manda muito bem! Parabéns!!
só deu pra ler esse ano hehe
muito show a lembrança de vários momentos desses.
e a certeza que 2012 vai ser tão bom quanto – bobéia até melhor!! 😀
é noise
Parabéns Parente rs. Será que esse ano nos encontramos?
que 2012 seja ímpar pra você.
Bjs
Fabiana Amaral (cunhada do Julio).