5X Favela em Paulínia – 2013.3

Publicado em: revistadecinema.uol.com.br

Festival de Paulínia presta homenagens em sua 5ª edição

16 dezembro 2013
Festival de Paulínia presta homenagens em sua 5ª edição
Rubens Ewald Filho e Monica Trigo. © Aline Arruda

As homenagens marcaram o V Paulínia Film Festival na noite da última sexta-feira, no encerramento do festival. A Secretária de Cultura da cidade, Monica Trigo, prestou homenagem à ex-primeira-dama Regina Moura, morta este ano.

A atriz Denise Fraga e o diretor Luiz Villaça subiram ao palco para agradecer à homenagem ao filme O Contador de Histórias, premiado no festival em 2009.

Luciana Bezerra, uma das diretoras de 5x Favela (2010) também saudou a retomada, e o filme Trabalhar Cansa, vencedor do Prêmio Especial do Júri do festival, em 2011, foi outro longa homenageado da noite. Sara Silveira, produtora do filme, lembrou que o longa, que recebeu incentivo da cidade, ajudou a difundi-la mundo afora.

Daniel Ribeiro, vencedor de prêmios com os curtas Café com Leite (2008) e Eu Não Quero Voltar Sozinho (2010); Marcelo Reginaldo, premiado pelo curta regional A Vaca (2009), e Diego Costa, vencedor do mesmo prêmio por Argentino, em 2011; Helvécio Ratton, melhor roteiro por Pequenas Histórias (2009); e Nelson Hoineff, premiado pelo documentário Caro Francis (2009) também vieram a Paulínia para receber a Medalha Regina Moura. Assim como a atriz Maria Clara Spinelli, premiada pelo longa Quanto Dura o Amor (2009).

O crítico e idealizador do Festival e do Polo, Rubens Ewald Filho, foi o último homenageado da noite, que encerrou a exibição do filme O Lobo Atrás da Porta, com Leandra Leal, Juliano Cazarré e Fabiula Nascimento.

Durante o festival, que aconteceu de 11 a 14 de dezembro, foi realizado um seminário sobre coprodução internacional com a convidada Geórgia Araújo, produtora do filme Onde Está a Felicidade? (2011), de Carlos Alberto Riccelli, vencedor do Prêmio do Público em Paulínia, que teve filmagens na Espanha; e do inédito Praia do Futuro, com Wagner Moura, uma coprodução que teve 80% das filmagens na Alemanha. O debate também contou com o crítico Rubens Ewald Filho e com a mediação de João Nunes, jornalista e crítico do jornal Correio Popular de Campinas.

O V Paulínia Film Festival também foi espaço para discussão de profissionais sobre os benefícios de acordos entre países. Responsável pelas políticas do audiovisual do governo da Catalunha, o espanhol Carlos Cuadros encontrou os produtores Leonardo de Barros (da Conspiração Filmes) e Fabiano Gullane (Gullane Entretenimento) para conversar com o público sobre coproduções internacionais para a TV e para o cinema.

Ao explicar as vantagens de coproduções entre países, Leonardo listou razões econômicas – não é preciso levantar todo o dinheiro da produção sozinho -, estratégicas – a certeza de exibição do filme em outro país, no caso de uma coprodução Brasil e França, por exemplo – e culturais, como a troca de experiências e conhecimento.

Fabiano lembrou das descontinuidades das políticas audiovisuais no Brasil e analisou o momento vivido pelo país com a Lei da TV Paga, que estabelece a obrigatoriedade de exibição de uma cota de produções brasileiras e de produções independentes nas TVs por assinatura.

A edição de 2014 do festival já está programada para final de julho.

Publicado em: http://revistadecinema.uol.com.br/index.php/2013/12/festival-de-paulinia-presta-homenagens-em-sua-edicao/. Último acesso em: 3/1/2014

Anúncios

Sobre Cacau Amaral

Cineasta brasileiro. Direção em 5X Favela; 1 Ano e 1 Dia; Cineclube Mate com Angu; Sociedade Musical Lira de Ouro; Programa Espelho e Aglomerado. https://cacauamaral.com/
Esse post foi publicado em Na rede. Bookmark o link permanente.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s